browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

As mazelas de um cão destruidor – ele é mau ou só mal compreendido?

Posted by on 25 de julho de 2012

A coisa mais comum de se escutar de uma pessoa que tem um cão destruidor é: ele come meus sapatos! Claro que é pra se vingar de mim!

As vítimas constantes dos cães mastigadores são as borrachas. Então, chinelos, solas de tênis e saltos de sapatos estão no topo do ranking de coisas destruídas em casa (seguidos pelos fios elétricos). A pessoa vira mesmo sócia de loja de calçados.

E o que dizer de quem dá o sapato destruído para o cachorro? Sabe como é… já está destruído né? De repente ele desiste dos outros sapatos. Mas o que acontece na realidade?

Dêem uma olhada nesse vídeo:

 

Vocês notaram a quantidade de chinelos dentro da caixa? Pois é, dar os objetos destruídos para o cão brincar não parece ser algo muito eficiente para acabar com esse comportamento.

Pois é… os cães roem nossos objetos por diversos motivos (clique aqui para ler outro post que lhe ajudará a entender). Duas coisas não vão lhe ajudar neste caso:

  • dar bronca tarde demais e/ou sem atingir a causa disso;
  • dar o objeto destruído para o cão terminar de brincar.

Ambas, além de não ajudarem, podem piorar o quadro.

Dando bronca tardia, seu cão vai ficar muito mais ansioso, portanto, com mais necessidade de roer e cada vez mais coisas ficarão destruídas.Chinelos mastigados

Dando a ele o objeto destruído, você estará permitindo que seu amigão roa aquilo que tem seu cheiro (e os cães se orientam muito pelo cheiro) e ele roerá cada vez mais suas coisas. Além do que, não é o objeto em si a questão, mas o cheiro. Então, dando o objeto para o cão, com o tempo ele deixará de conter seus odores e o cão perderá o interesse e procurará algo mais cheirosinho (not) para mastigar.

Se você ficar atento, perceberá que o negócio, além do seu cheiro, é o material que atrai o cão, afinal de contas ele poderia também roer suas calcinhas e os pés dos móveis, mas rói só coisas de borracha (neste caso).

Então, primeiro substitua seus chinelos por brinquedos do mesmo material. Uma visita a um bom petshop poderá lhe ajudar.

Depois, brinque muito com esse novo brinquedo, ele deverá ficar com seu cheiro.

Finalmente, dê o brinquedo ao seu cão e fique muito feliz em substituir o brinquedo destruído periodicamente. Certamente será muito mais barato que comprar novos sapatos toda vez.

Se no seu caso o peludo destrói sapatos e muito mais, use a mesma lógica (selecionar brinquedo no material similar, deixar seu cheiro no brinquedo e interagir com o cão usando o brinquedo e substituir toda vez que for destruído). Não esqueça que ele dará importância ao objeto quanto mais ele tenha seu cheiro e lembre você: interaja.

Outra dica importante é: evite deixar coisas espalhadas pela casa. De alguma forma, seu bicho vai lhe ajudar a ser um tanto mais organizado. 😉

Para os cães, só a coerência funciona.

E lembre-se: TODA VEZ QUE INSERIR UM NOVO BRINQUEDO, FAÇA APENAS SOB SUPERVISÃO. Seu cão pode tentar engolir o objeto e é melhor você estar perto. Quando tiver certeza que ele não vai engolir e que o brinquedo não solta pedaços grandes e perigosos, fique tranquilo e deixe o bicho brincar à vontade!

 

Até a próxima semana!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *