browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Seu cachorro late, uiva e destrói sua casa enquanto você está fora?

Posted by on 6 de setembro de 2012

Se você tem um cachorro, não seja egoísta. Deixe de fazer festa pra ele quando chega e quando sai de casa.

Esse comportamento só alimenta a ansiedade do cachorro e em determinados casos pode piorar o que se chama de Ansiedade de Separação.

Como não conseguimos fazer o cachorro entender a que horas voltaremos, ele fica esperando o tutor voltar a todo instante.

Sabe aquela situação clássica que a pessoa tem um primeiro encontro maravilhoso com um paquera e na despedida a pessoa diz: “eu te ligo”, mas não especifica quando? Aí a pessoa não desgruda do celular nem do telefone, e fica brava quando alguém liga e fica ocupando a linha? Vai que o paquera liga nessa hora, ouve o sinal de ocupado e desiste de ligar de novo. Pois então, é mais ou menos assim com o cachorro.

Em alguns casos a ansiedade chega a tal nível que o cachorro late e uiva para chamar o tutor, pega objetos ou sobe em móveis que o fazem lembrar do tutor, e como cachorro não tem mãos mas usa a boca para pegar as coisas, junta o nervosismo e pronto! Resultado: móveis esculpidos, travesseiros destruídos, roupas e sapatos rasgados, revistas e livros despedaçados, isso se ele não destruir as portas e janelas tentando escapar. Pode ficar bem perigoso para o próprio cachorro.

Se você tem um cachorro que já chegou nesse nível, a primeira coisa a fazer é seguir a etiqueta canina e não dizer “OIIII!!!! CHEGUEI!” ou “Tchau. Já volto. Fica bonzinho.”, etc. E não só deixar de dizer, mas também não demonstrar a SUA ansiedade de se separar do bicho, de deixá-lo sozinho em casa, sem saber o que ele pode aprontar.

Percebe como é um ciclo vicioso? E você tendo consciência disso pode fazê-lo parar.

O correto é sair e chegar como se fosse a coisa mais normal do mundo (e não é?). Não se dirija ao cachorro, nem mesmo olhe para ele. Ignore-o totalmente. Pode parecer falta de educação pra você, mas para o cachorro não é e ele ficará mais tranquilo e se sentirá melhor assim.

Mesmo os cachorros que não sofrem de Ansiedade de Separação se sentirão mais confortáveis e seguros se você se mostrar entendedor de etiqueta canina.

Quer ver a dica num vídeo engraçado?

Se seu cachorro já estiver apresentando sinais de Ansiedade de Separação, deixando seus vizinhos enfurecidos, se machucando e deixando você preocupado com o que vai encontrar quando chegar em casa (se é que ainda vai encontrar alguma casa e não cacos e vestígios de que ela existiu), procure ajuda profissional. É um problema sério e pode até demandar uma medicação além da terapia comportamental/ adestramento, fundamental para a solução do quadro.

Ah! e NUNCA dê bronca quando você chegar em casa e perceber aquele CD preferido todo mastigado ou qualquer outra “arte” que ele tenha feito na sua ausência. Além de não ser eficiente porque o cachorro não vai associar a bronca ao que ele fez de errado, você estará alimentando mais ainda a ansiedade dele porque além de não saber quando você vai voltar ele também não saberá se sua reação ao vê-lo será de alegria, decepção ou raiva.

Tadinho!

Semana que vem a Alessandra estará de volta a este Blog. Espero que tenham gostado de variar o estilo.

 

 

2 Responses to Seu cachorro late, uiva e destrói sua casa enquanto você está fora?

  1. Rafael

    Muito bom o post. Preciso de ajuda. Tenho um bulldog frances macho de 1 ano e meio. Sempre quando saímos deixamos ele trancado na cozinha. Lá ele tem seus brinquedos, água, cama … mas também sua grade de fazer xixi e cocô. Normalmente ele sempre fica bem e eventualmente destruía algo, tipo arranhava a geladeira e comia o móvel da cozinha, mas isso era raro. De uns 2 meses pra cá ele começou a destruir a grade que faz xixi. Ele sacode, joga, destrói a grade plástica e seu suporte. Espalha todo o jornal urinado e o cocô acaba espremido no chão, ou seja, a cozinha fica um lixo. Quando chego tenho que lavá-la!!!. O que fazer???

    • Ana Hanashiro

      Oi, Rafael.
      Que caca, hein?
      Houve alguma mudança no ambiente ou na rotina do seu cachorro na época que esse comportamento começou?
      Alguém que deixou de frequentar ou que passou a frequentar sua casa, troca dos brinquedos, mudança no horário do passeio, mudança de horário das pessoas da casa…?
      Como você reage quando chega em casa e vê toda a bagunça? Você ralha com ele?
      Ele está no peso ideal?
      Fico aguardando suas respostas.
      Enquanto isso, veja esta dica:
      http://youtu.be/kbzcirPNpdw
      e se você alimenta seu cachorro com ração e ele não é do tipo que mastiga e engole plástico, experimente usar a garrafinha para oferecer a alimentação. Entregue a garrafinha pra ele 5 minutos antes de deixá-lo sozinho, assim ele não associará a garrafinha à sua ausência e quando você estiver saindo ele estará distraído. Parece estranho, parece que não tem ligação uma coisa com a outra, mas ajuda. Depois conte sua experiência pra gente.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *