browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Seu cão sobe na cama e…

Posted by on 12 de julho de 2012

filhote de cachorro subindo na camaTemos aqui duas situações:

1 – Seu cão sobe na cama, no sofá, na pia, na mesa… e você gosta, quer, aprecia e reclama que ele é desobediente, morde visitas, urina no seu sofá, etc e você não sabe o que fazer.

2 – Seu cão sobe na cama e você detesta, mas não sabe mais o que fazer pra isso não acontecer.

Se você gosta que o seu cãozinho fique na sua cama como se fosse dele, saiba que a melhor forma de fazer isso “deixá-lo ficar na sua cama” é colocando limites, ou seja, ele vai subir, mas só depois que você chamar. Se for ao contrário: ele sai correndo na sua frente, sobe na cama e chama você “ok, amigo! Agora pode vir que eu deixo!”, eu posso inferir que seu cão não sabe muito respeitar limites e um indivíduo social sem limites pode ter problemas suficientes para enlouquecer você. Muitas vezes, apenas ensinando ao animal a palavra Não e colocando uns 2 ou 3 limites resolve TODOS os outros problemas. Acredite: regular as subidas na cama tem um poder inestimável. Obviamente, o cão poder subir na cama tem valor pra ele: ao ser deixado em casa sozinho, ele se sentirá mais confortável se puder ter acesso a um local que tenha o seu cheiro. Nenhum lugar da casa tem mais seu cheiro que sua cama, gaveta de roupas íntimas ou sapateira (tem gosto pra tudo).

Então, escrevendo sobre a importância do acesso a lugares com muitos cheiros do tutor, sou forçada a pensar naqueles que DETESTAM que seus cães subam na cama ou sequer entrem no quarto. (pois tenho a impressão que aqueles que confinam os bichos na lavanderia nem vão ler esse texto). Se você não quer, de forma alguma que o cão tenha acesso às suas áreas pessoais, tenha certeza que terá que dedicar um tempo muito maior em deixar um lugar da casa, à qual o cão tenha acesso, com muitos cheiros seus. Escolha o canto e fique lá com o cachorro! Ter esse canto deixará o bicho mais tranquilo nos momentos de solidão.

Vejam, de maneira prática, como ensinar seu cão a não subir na cama neste vídeo.

Claro que existirão variações e, no caso de dificuldade, chame um profissional para ajudá-lo com o trabalho. Lembrar que COERÊNCIA, PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA são qualidade indispensáveis para quem quer ter um bom relacionamento com seu bicho de estimação (na verdade, para quem quer ter qualquer tipo de bom relacionamento).

Ensinando como no vídeo, o cão aprenderá que “subir na cama na sua presença é proibido”, mas na sua ausência não é.

Para aqueles tutores que querem o cão em cima da cama, o melhor é PRIMEIRO ENSINE A NÃO SUBIR e só depois use um comando para ensiná-lo a subir. Só depois que ele já não estiver subindo por conta própria na sua presença. O melhor momento para ensinar isso é quando o animal é filhote. Ao pegar o filhote para colocar na sua cama (quem resiste a um filhote na cama?) já introduza um comando (CAMA) antes de pegá-lo. Isso facilitará sua vida! O filhote vai crescer se ele for impedido de subir antes de ser chamado da primeira vez que tentar (na sua presença), tudo ficará claro rapidamente.

Depois deverá ser determinado se na ausência será ou não permitido que suba, mas essa é outra história.

Ter claro para si mesmo o que se quer do cão é o primeiro passo para um treinamento de sucesso.

Use os comentários para colocar suas dúvidas, sugestões e críticas.

 

Até a próxima!

6 Responses to Seu cão sobe na cama e…

  1. Eduardo

    vou tentar usar o truque da guia para minha jack Russel não subir no sofá e nem na cama, mas ela so faz isso quando não estou em casa….
    existe alguma outra dica?

    • Alessandra Caprara

      Olá Eduardo!
      Quando o cão sobe no sofá na sua ausência é preciso proceder com outro treinamento. Neste caso é importante verificar o motivo do cão subir onde não deve. A primeira coisa é ter certeza que ele tem uma opção ao sofá e à cama à altura. Outra coisa é que esse comportamento pode estar ligado à ansiedade de separação. VocÊ chegou a ler os outros posts do blog? Eles poderão lhe ajudar com esse treinamento, principalmente os posts mais antigos sobre necessidades naturais.
      Vamos conversando.

      Abraços!

  2. wingridy

    Oie, no meu caso minha lhasa apso tem 7 meses, algumas coisas consigo controlar nela, mas gostaria de poder controlar a subida dela na cama, pra ela subir so quando eu chamar. Pois atualmente ela esta atrapalhando muito minha intimidade com meu namorado com posso fazer pra ela nao subir? quando ele ta aqui ela fica super agitada e em cima da cama, nao podemos chegar perto um do outro que ela pula em cima.

    • Equipe Bicho Sem Preguiça

      wingridy, você já assistiu nossó vídeo sobre não deixar o cão subir na cama? O treino é aquele. Primeiro ensina o não e depois um comando pra ela subir só quando tiver a ordem. Treinar um cão exige paciência, persistência e coerência.

      Boa sorte!

  3. marcia

    Queria colocar uma cama no quarto onde fica minha cadela mas ela sobe. Como fazer ela parar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *